sbado; 20 janeiro 2018

Movimento InterGrande

7 de Setembro: Uma data histórica para o Brasil e para o Inter também

Se em 7 de setembro é comemorada a Independência do Brasil, a data também é muito importante para os Colorados. Foi em 7 de setembro de 1927 que a nação vermelha gritou pela primeira vez “É Campeão” em um campeonato estadual.

Em 1927, o Inter já era sete vezes campeão citadino de Porto Alegre e fazia sua primeira participação no Campeonato Gaúcho. Na semifinal, vitória de 4 a 1 sobre o Nacional de São Leopoldo, na Chácara dos Eucaliptos. O adversário da decisão seria o Bagé, campeão do estado dois anos antes.

O jogo foi disputado no estádio da Baixada, em Porto Alegre, para um público aproximado de 4 mil pessoas. O Inter saiu na frente com um gol de Barros, aos 38 minutos do primeiro tempo. Pascoalito, aos 9 minutos do segundo tempo, empatou para o Bagé. Aos 21, Nenê colocou o Inter novamente na frente. A confirmação do título veio com o gol de Barros, aos 34 minutos: 3 a 1.

O título foi o primeiro de muitos do Inter. Em 1942, com cinco conquistas, o Inter passava a ser o maior vencedor do estado. Após uma ligeira perda da liderança nos anos 60, o inter reassumiu o posto em 1971 e desde então nunca mais foi alcançado. Atualmente com 45 taças, o Inter tem nove títulos de vantagem para o Grêmio.